Traduzindo de forma literal low carb significa “baixo carboidrato”. Porém, mais que um nome, trata-se de um conceito alimentar que sugere a redução do consumo de carboidratos e aumento da proporção de gordura de qualidade.

⚠ ATENÇÃO ⚠
É fundamental esclarecer que de nada adianta seguir uma dieta low carb tendo como base produtos industrializados.
A dieta low carb exclui os refinados, processados e os “ados” derivados da Indústria
Dificilmente um produto industrializado irá se encaixar no conceito low carb.
Com isso pode-se compreender que uma dieta baixa em carboidratos evita alimentos açucarados e amidos como massas ou pão.
Com isso pode-se compreender que uma dieta baixa em carboidratos evita alimentos açucarados e amidos como massas ou pão.
Em vez disso, prioriza alimentos de verdade – incluindo proteínas, gorduras boas e legumes.
Confira alguns dos benefícios relacionados a dieta Low Carb
- Proporciona saciedade: As melhores fontes de carboidratos são aquelas que também possuem fibras, como o arroz integral.
A substância prolonga o tempo que o alimento fica no estômago e quando chega no intestino diminui a velocidade de absorção de glicose e assim não há picos de insulina. Desta forma as fibras proporcionam saciedade - Auxilia na perda de peso: Os carboidratos podem ser aliados na perda de peso quando consumidos de forma correta. É importante optar pelas versões com índice glicêmico baixo ou moderado, pois elas contribuem para a queima do estoque de gordura do corpo.
⚠ ATENÇÃO ⚠
O carboidrato é um dos elementos que determinam a presença de água dentro de nossas células. Portanto, quando o nutriente está em falta, o líquido vai embora. Por isso ajuda a diminuir a retenção de líquido. De acordo com diversos experimentos acontece que além da gordura também há uma redução da massa magra. E os músculos são justamente nossos maiores aliados quando o assunto é queimar gordura corporal. Além disso, a maioria dos estudos que existem na atualidade acompanharam os pacientes por apenas alguns meses, logo, não existe uma segurança garantida em relação a seguir esse estilo de dieta a longo prazo.
Portanto, NÃO É RECOMENDADO consultar o vizinho ou a internet na hora de montar o cardápio. Há quem interprete, por exemplo, que tudo bem comer, dia após dia, bacon, picanha, salsicha e frango com pele frita na banha de porco. Lembre-se: os impactos negativos vão além do peso.
Gordura animal em excesso traz consequências que não são nada agradáveis. Esse hábito pode chegar a dobrar o colesterol total, a triplicar o colesterol LDL e a reduzir pela metade o HDL. Caso tenha se perdido nas siglas, eu te explico: enquanto o colesterol LDL deposita gordura nas artérias, o HDL a tira de circulação. Entendeu agora?
Aqui na @ladyfitsorocaba você encontra diversas opções de refeições saudáveis e saborosas que se encaixam no estilo de alimentação low carb, confira!